quinta-feira, 30 de outubro de 2008

OVINIS...PARTE 2




PESQUISANDO...JORNAL A TRIBUNA...DEPOIMENTO DOS REPORTERES QUE AVISTARAM UM OVNI...

Boa tarde. 30 outubro de 2008

Repórter do jornal A Tribuna relata avistamento na Rodovia dos Imigrantes



O evento chamou tanta atenção que está sendo divulgado pela mídia nacional
Era para ser uma noite de trabalho como outra qualquer. Mas quis o destino que a madrugada de 22 de outubro fosse muito, muito especial. Voltávamos de um evento em São Paulo, o motorista Ronaldo Cardoso Oliveira, o repórter-fotográfico Luiz Fernando Menezes e eu. Era por volta de 00h30. Vínhamos conversando e brincando no carro. Na Rodovia dos Imigrantes, pouco antes de chegarmos ao pedágio, Menezes reparou numa luz laranja movendo-se no céu, em paralelo ao nosso carro, do lado direito. Em tom de galhofa, chegou a dizer: "Olha o OVNI aí". Observei o meu “xará” Ronaldo contorcia-se para ver, enquanto dirigia. Logo, saiu com o veredicto: "É um balão". Podia ser. Parece que a estranha luz não gostou e, nesse momento, aumentou paulatinamente a velocidade. Naquele instante, como se diz, "caiu a ficha".

"Pára o carro!", gritamos Menezes e eu quase ao mesmo tempo. Com sua Canon 40D munida de uma lente 70x200, com um duplicador 1x4 (ufa!), ele fez as primeiras fotos e continuamos a jornada, sem perder a luz de vista. De repente, como se quisesse chamar mais ainda a nossa atenção, a luz aumentou ligeiramente de tamanho. "Pára o carro!", gritamos novamente, cada um mais rápido ­ e alto ­ do que o outro. E foi então que aconteceu a mais arrepiante coincidência da noite: no momento exato em que Menezes empunhou a câmera para a segunda bateria de fotos, a luz estancou como se soubesse que seria ­ e quisesse ­ ser fotografada.





Seqüência de fotos. O repórter-fotográfico Luiz Fernando Menezes tirou mais de 40 fotos

Terminamos as fotos e continuamos. Passamos o pedágio e o objeto começou a se mover no sentido inverso ao do carro. Também o observamos alguns instantes, até sumir na distância. Ainda no carro, ao aumentarmos a foto, o estupor: no centro da luz, havia uma formação aparentemente sólida, sugerindo um objeto físico, real. "Agora, ficou comprovado para mim que objetos voadores não identificados existem", sentenciou o fotógrafo, ao relembrar o episódio.

Ufólogo diz que silhueta é de disco

Wallacy Albino, do Grupo de Estudos Ufológicos da Baixada Santista (GEUBS), que estuda esse tipo de fenômeno há mais de 20 anos, analisou a foto. "O objeto é bem curioso. Realmente, dá para ver a silhueta de um disco na luz", disse. "Pela característica do depoimento, por não apresentar barulho, alterar a velocidade e a trajetória, não é um objeto voador conhecido", concluiu. Para Albino, estamos passando por uma onda ufológica, com muitos avistamentos, iniciada no final do ano passado, com forte presença na região. Segundo ele, essas ondas acontecem periodicamente, sendo que a mais recente foi em 2004. "Acreditamos que sejam naves de seres do espaço, que de tempos em tempos vêm fazer pesquisas na Terra".

A exemplo da Inglaterra, que recentemente tornou público os arquivos oficiais de pesquisas ufológicas, vários pesquisadores brasileiros estão pedindo ao Governo que faça o mesmo. "Estamos desde 2004 insistindo nisso. Começamos a colher assinaturas e já temos cerca de 60 mil". Nos arquivos ingleses, constam casos de avistamentos relatados por pilotos de linhas comerciais, até de militares da Royal Air Force (RAF), a força aérea britânica.

Retrospectiva

17 de agosto de 2008
Na madrugada de domingo, um objeto desconhecido teria pousado em um brejo localizado entre a Avenida São Paulo e a Rua Itália, no Bairro São José, em Peruíbe. No local, um círculo com aproximadamente quatro metros de diâmetro foi aberto no meio da vegetação. Paulo Aníbal Mesquita, ufólogo de São Paulo, confirmou que um objetivo voador não identificado foi o responsável pelo círculo.

29 de março de 1998
Um estranho corpo de luz foi filmado por mais de 40 minutos pelo morador de um dos prédios que ficam na areia em frente à Ilha de Urubuqueçaba, no José Menino, em Santos. Ufólogos de Guarujá assistiram às imagens e ficaram impressionados com a aparição do objeto, descartando qualquer possibilidade de ser avião ou mesmo balão. Já o professor titular de Física Aplicada da Universidade Católica de Santos (UniSantos), Antônio Tadeu Frutuoso Amado, descartou a possibilidade de ser um UFO.

30 de dezembro de 1994
Pouco antes das 17h00, centenas de pessoas, inclusive repórteres de A Tribuna e alguns doqueiros, presenciaram a queda de um objeto voador em forma de bola de fogo. Os repórteres encontravam-se, entre as avenidas Pedro Lessa e Conselheiro Rodrigues Alves. No dia seguinte, a bola foi identificada como um foguete doméstico que pegou fogo em pleno ar e caiu queimando até alcançar o telhado de uma escola do Macuco.

16 de novembro de 1996
Durante a queda de um avião na apresentação da Esquadrilha da Fumaça na Praia do José Menino, em Santos, cinegrafistas amadores filmaram objetos estranhos cortando a asa de um dos aviões no momento de sua queda. O piloto salvou-se, mas a asa caiu na Praia do Itararé, em São Vicente, matando um banhista.



PESQUISANDO AINDA....NO ESTADO DO PARÁ... ACHEI MAIS COISAS.....

Santarém-PA:

UFO provoca queimaduras em pessoas

Em outubro de 2008, testemunhas dizem que foram atingidas e queimadas por luzes de um OVNI,

semelhante aos registrados pelo I COMAR, através da Operação Prato em 1977. De setembro até agora,

diversas pessoas declararam que teriam avistado objetos voadores não identificados na região.

Oficiais da FAB teriam presenciado diversas manobras de UFOs em 1977, no Pará.



Nosso colaborador Vitório Peret, que se encontra em viagem ao estado do Pará, nos contatou hoje (29/10), para informar sobre novas ocorrências ufológicas naquele estado, inclusive, com vítimas de queimaduras. O Pará ficou famoso por seus casos envolvendo objetos voadores não identificados, sobretudo em 1977, quando dezenas de testemunhas alegaram ter presenciado uma luz vagante, chamada popularmente de “chupa-chupa”, nas localidades de Vigia e Colares. Este nome foi dado devido ao fato de acreditarem que tal objeto desferia um feixe luminoso sobre a vítima, com o intuito de chupar seu sangue.



Segundo levantamentos de 1977, diversas pessoas teriam sofrido queimaduras cutâneas incomuns e muito semelhantes àquelas causadas pelas micro-ondas, que ainda não eram conhecidas naquela década. Na época, o alarde foi tamanho que o padre e o prefeito do município de Vigia, acionaram o I COMAR (FAB) em Belém, que montou uma operação militar para investigar as ocorrências.



A chamada Operação Prato foi comandada pelo coronel Uyrangê Hollanda (falecido em 1997) e apurou, bem como presenciou, diversas intervenções de objetos voadores desconhecidos no espaço aéreo da região. Apesar de Hollanda ter colocado seus testemunhos à imprensa, até hoje, a FAB jamais reconheceu publicamente a existência da Operação Prato, bem como os danos físicos sofridos por diversas pessoas da região.



Santarém



Agora, surgem novas luzes no céu de Santarém, inclusive, com registro de vítimas que teriam sofrido queimaduras causadas pelas mesmas, conforme reportagem do jornal Diário do Pará (abaixo).



Em sua missiva digital, Peret nos informa que, “Regressei hoje (29/10) a Belém, vindo do interior e me deparei com notícias em jornais e telejornais da região informando sobre um estranho objeto luminoso que teria sobrevoado a cidade de Santarém/PA na noite de ontem, segunda 28/10/2008, e teria desferido luzes coloridas sobre moradores. O fato deixou à população apreensiva uma vez que durante o mês setembro de 2008 foram registrados fatos semelhantes aos que ocorreram no município de Vigia em 1977”. Peret que está residindo no interior do estado, ficou de nos informar mais sobre estas ocorrências, tão logo tenha novidades e nos enviou um recorte da imprensa, abordando as últimas ocorrências.



Segue na íntegra, uma nota publicada na data de hoje (29/10) pelo jornal Diário do Pará.



Objeto voador é visto por Santarenos*



Um foco de luzes coloridas desferidas por um objeto voador não identificado (OVNI) foi observado por moradores de diversos bairros da periferia de Santarém, na noite da última segunda-feira, o que deixou muitas pessoas assustadas.



Quem presenciou o fato, que aconteceu por volta das 23h, observou que em um certo momento, enquanto sobrevoava em círculo por aproximadamente cinco minutos as Serras do Galo (bairro São Francisco), do Índio (Santarenzinho) e da Matinha, o objeto fez menções de pousar em um desses locais.



Uma testemunha afirma que observou por alguns minutos a evolução do objeto colorido nos céus de Santarém, onde por várias vezes ficou parado e fazendo menções de pousar em uma das serras próximas ao seu local de trabalho. "O objeto subia e descia e as luzes eram diferentes de um avião comum", conta o trabalhador.



Outras aparições de OVNIs foram registradas recentemente por moradores da cidade de Belterra, que fica a 45 quilômetros de Santarém, onde duas adolescentes de 13 e 15 anos, respectivamente, afirmam que foram vítimas do "chupa-chupa", no final do mês passado. Elas relatam que caminhavam nas proximidades da Praia do Maguari quando viram que estavam em meio a luzes coloridas e fortes e em um determinado momento, foram atingidas por um disparo de algo que, segundo as adolescentes, nunca tinham visto.



As duas meninas foram levadas para o Hospital de Belterra, para serem submetidas a procedimentos médicos, pois estavam com queimaduras graves. Outros dois caçadores também foram vítimas dos objetos não-identificados. Eles contam que viram as luzes coloridas, fato que os deixou com muito medo. Um deles, inclusive, ficou tão traumatizado que não quer mais se arriscar em caçadas.



* Informações fornecidas por Manoel Cardoso/Diário do Pará, edição de 29/10/2008.

4 comentários:

Unknown disse...

olá Eliana eu também vi algo parecido, faz muito tempo, em Barueri. Pensei que tinha visto coisa do tipo balão ou algo parecido,
mas derrepente, o objeto passou de um lado para o outro numa velocidade encrivel, mas como eu estava só nem comentei com ninguém pois iriam achar que eu estava louco, depois disso nunca mais vi...
É uma experiencia e tanta, e inesquecivel,parece que fomos escolhidos para velos....

obs: "Pena que tem muita gente que não acredita né?"

Unknown disse...

Eliana!
também me interesso muito por esse assunto, pois há cerca de 1 ano talvez menos), também avistei algo da janela do meu apto. A princípio
uma luz forte, vindo em minha direção, e quando estava perto, se transformou numa estrela vermelha e mudou de direção sumindo no horizonte.
Até hoje estou pasma!

Unknown disse...

oi Eliana!
Acho que você reuniu bastante coisa para esse tema, consegui ler e achei muito interessante.
Esse ainda é um assunto polêmico e a maioria das pessoas ainda se assusta só em ouvir falar.
Mas sabemos que existem muito mais coias nesse imenso universo!
Também já presenciei algo estranho,
qualquer hora te conto.

Feliz Pácoa disse...

Oi Eliana, qdo era adolescente, morava num prédio de 4 andares, eu morava no último, no quarto andar. Sempre tive a ania de ficar olhando as estrelas, e numa noite estrelada, meu pai estava comigo na janela, era aquele chão de estrelas que não acabava mais, vc sabe que é lindo. Qdo olhei para cima, bem rente ao prédio, mas muito longe, ví algo que estava se movendo, era como a luz de uma estrela, se movia para um lado para o outro, e de repente ele começou a girar em torno dele mesmo e subiu, com muita velocidade até desaparecer, o pior é que meu pai viu tb, e eu me perguntava como ele viu a mesma coisa, no meio de tantas estrelas, pq olhamos para o mesmo lugar sem nos comunicarmos, só qdo desapareceu, ele falou para mim, vc viu aquilo? eu respondí, ví, e foi só, saí da janela assustada pqachei muito estranho tanto o que ví, mas tb o fato do meu pai ver a mesma coisa, que estava tente ao prédio, olhando para cima onde termina o concreto do prédio, com um céu tão grde, como fomos ver isso na mesma direção, que para ver tinha ue ficar com o pescoço esticado? Não sei não, realmente não sei se acredito nisso, mas o estranho para mim tb, foi ele ter rodopiado em volta dele mesmo e ter subido em alta velocidade e sumido....não sei o que dizer....